sábado, 1 de março de 2008

Tabela Periódica - Resumo Histórico

A Tabela Periódica é a forma mais coerente de organização dos elementos químicos onde são observados as semelhanças entre suas propriedades físicas e químicas.

Ao longo dos tempos vários cientistas tentaram organizar os elementos conhecidos e até mesmo prever a existência de outros.


  • John Dalton-(início do século XIX):Químico Inglês que primeiramente, baseado em evidências experimentais, retomou a idéia dos filósofos gregos propondo o primeiro modelo atómico científico preparando uma lista de elementos químicos pelas massas, embora com valores errados.

  • J. W. Dobereiner-(em 1817): Cientista Alemão, em grande parte autodidata, registrou que certos elementos tinham uma progressão nos valores de suas massas lançando uma idéia conhecida como "lei das tríades", por agrupar os elementos de três em três com base em certas semelhanças. Na época sua idéia foi rejeitada por colegas devido ser limitada a poucos elementos até então conhecidos.

  • Alexander Chancoutois-(em 1862): Cientista Francês que lançou a idéia do "parafuso telúrico" que constituia em uma superfície cilíndrica com linhas inclinadas em 45º e distribuia ao longo das linhas os elementos por ordem crescente de massas atômicas.

  • John Newlands-(em 1864): Químico Inglês que lançou uma idéia conhecida por "lei das oitavas" que distribuia os elementos em ordem crescente de massas atômicas onde havia repetição de sete em sete grupos, como na escala musical.

  • Demitri Ivanovitch Mendeleev-(em 1869): Químico Russo que laçou a Idéia da "lei periódica dos elementos", sendo a base da classificação moderna, organizava os elementos em ordem crescente de massas atômicas formando oito colunas denominadas grupos e doze fileiras horizontais denominadas séries.

  • Hennry Moseley-(em 1913): Cientista Inglês que estabeleceu o conceito da "carga nuclear(número atômico)" como sendo a verdadeira identidade de um elemento químico. Com este novo conceito aconteceram organizações na tabela periódica ficando mais parecida com a atual tabela dos elementos químicos.


Fontes Bibliográficas: Ricardo Feltre, Lembo, Sardela.
Saber Mais:Wikipédia

17 comentários:

JoãoMaria Andarilho Utópico disse...

Isto de vc colocar a história da tabela periódica. É muito bacana demonstra paixão pela profissão. Professor é aquele que professa. Em qualquer lugar que vc for todos reconhecerão. Valeu Professor Franklin. Tem muita gente nos cursos de licenciaturas que não tem está paixão, só querem um canudo de cursos superior. Vc enobrece nossa classe de professores.

izabella disse...

adorei esse mega resumo do histórico da tabela periódica !

Daiane disse...

Adorei esse resumo , estou fazendo um trabalho sobre a TABELA PERIÓDICA e me foi bastante util tdo isso .
Muito obrigada . .
Boa sorte nessa jornada , continue sempre assim.
Beijos ...
De : Daiane

caio junior disse...

Adorei o resumo Obrigadão me adiantou , bastante o meu trabalho obrigado ...

Anônimo disse...

td o q eh necessário !! prum trabalho
mas sem ctrl V aoksoakos

Anônimo disse...

valeu professor francklin, voce é muito bacano.estou começando a curtir vocé, tem um bom canudo. voce conhece o alexandre frota? sou eu, primo do tiririca e amamos voce, valeu, vou precisar de uma explicação de voce.

Meus poemas disse...

Muito bom mesmo seu resumo, ai agora é só a galera saber desenvolver esses tópicos que você colocou.
Adorei!

aly tome disse...

foi pouco bom pois nao souberam fazer um resumo como deveria ser feito regradamente.acho que faltou uns conhecimentos da gramatica de portugues pra saberem o que e um resumo.

isaaa disse...

Nossa adorei esse mega resumo ..
Alem de ser rapido me ajudou bastante obrigado aqm deu essa grande ideia .

Anônimo disse...

Amei esse resumo obrigada! *-*

Anônimo disse...

muito bom, adorei me ajudou muito

Anônimo disse...

eu nao gostei muito,pq eu pedi um resumo e isso nao me parece um resumo. Isso nao foi o que minha professora pediu,ela pediu a origem da tabela periodica,que de 1 folha de caderno e isso passa de 1 folha.Isso tinha que ser um pouco mais resumido.
Obrigada"""
ASS:Anonima

Anônimo disse...

gostei muito me ajudou bastante !!o texto esta bem esclarecido obrigado!!:)

Anônimo disse...

Ajudou e muito esse resumo, obrigada.. Geo(:

Mateus Sousa disse...

Nossa, professor Franklin! Seu resumo está genial. Estou fazendo um trabalho e seu resumo me ajudou muito!
Obrigado! Você é demais!

juju disse...

adorei me ajudo muito e me ajudo a concluir meu trabalho!

novaizinho disse...

Valeu ai pessoa esse resumo me ajudou muito em um trabalho de colégio.

Siga por e-mail

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física - Química, Educação Física e Administrador.